Lavanda & Palo Santo

Lavanda

 

O óleo essencial de lavanda é um óleo destilado à vapor dos topos floridos da planta Lavandula officinalis. Conhecido por seus multiplos usos, o óleo de lavanda é um dos óleos essenciais mais populares e versáteis. A lavanda tem um aroma doce, floral, herbal e também é valorizada por suas muitas propriedades terapêuticas.

 

Devido seu poder anti-bacteriano o óleo essencial de lavanda é um item importante no seu kit de primeiros socorros. Suas propriedades calmantes e sedativas fazem do óleo essencial de lavanda eficiente no auxílio do relaxamento, combate ao estresse e promoção do sono.

 

Aproveite os benefícios do puro óleo essencial de lavanda e seus diversos usos para um dia a dia equilibrado. No banho de imersão, coloque 5 gotas na banheira. Para massagem, diluir 5 gotas do óleo essencial de lavanda em 10 ml de óleo vegetal carreador. Recomendamos óleo de semente de uva, óleo de avocado ou óleo de amêndoa. Se preferir utilize o óleo essencial de lavanda em um difusor para refrescar o ambiente.

 

10 usos do óleo de essencial de lavanda:

1 - Sistema Nervoso: Estudos mostram que a inalação de lavanda tem um efeito calmante sobre o sistema nervoso, tornando-se uma ótima alternativa para aliviar o estresse, a ansiedade, a depressão e a fadiga.

2 - Crescimento do cabelo: Lavanda também estimula a circulação sanguínea, por isso pode melhorar muito o crescimento do cabelo quando aplicado no couro cabeludo em uma mistura de azeite.

3 - Dores de cabeça: Inalar o óleo essencial de lavanda ou massagear o óleo nas têmporas, testa e pescoço (especificamente atrás das orelhas) pode tratar dores de cabeça.

 

4 - Sono: Adicionar algumas gotas de óleo de lavanda a um difusor ao lado da cama à noite pode ajudar a relaxar a mente e o corpo e melhorar o sono em geral.

 

5 - Feridas: Aplicar uma diluição de óleo de lavanda e água destilada a uma ferida pode ajudar a estimular a regeneração celular e curar a ferida mais rapidamente.

 

6 - Cólicas Menstruais: A aplicação de óleo de lavanda no abdômen durante o ciclo menstrual pode ajudar a aliviar as cólicas.

 

7 - Skin Food: A lavanda possui antioxidantes que protegem e nutrem sua pele, tornando-se um complemento perfeito para qualquer fórmula de tratamento para a pele.

 

8 - Lábios rachados: Misturar óleo de lavanda com óleo de coco para obter um batom perfeito para aliviar os lábios rachados.

 

9 - Feridas frias: As propriedades antimicrobianas e antifúngicas da lavanda a tornam uma excelente opção para combater uma afta.

 

10 - Manchas solares: Usar consistentemente um óleo com lavanda na fórmula pode minimizar a aparência das manchas solares.

 

Palo Santo

Nome Botânico
Bursera graveolens

Método de Extração
Vapor destilado

Parte da planta usada tipicamente
Madeira

Cor
Claro - amarelo pálido

Descrição aromática
Doce, amadeirado, cítrico e ligeiramente mentolado.

 

 

O Palo Santo, ou Bursera graveolens é uma árvore de madeira aromática presente desde o Brasil até o México. Muito comum no Peru e Equador. Seu aroma doce e marcante despertou o interesse de civilizações antigas como os incas e era usado em seus rituais de purificação e cura. Até hoje é utilizada pela medicina holística seja na forma de óleo, para as articulações ou defumação para limpeza do ambiente e até como chá para alívio do sistema digestivo.

 

Um fato interessante sobre o Palo Santo é que o aroma da madeira só se faz presente de 3 a 4 anos após a queda da árvore. O arranjo químico molecular da madeira se modifica ao longo deste tempo fazendo com que a resina da árvore se concentre e o aroma da madeira se intensifique.

 

No Peru, um xamã acende a madeira de palo santo e a fumaça forma um campo energético em torno do local. Para os participantes do ritual que observam a prática xamânica e apreciam o aroma de palo santo, a planta é eficiente para situações de infortúnios claros, impressões de pensamentos negativos, e espíritos malignos. Esta é a razão pela qual é conhecido como um óleo essencial poderoso para clareza mental e emocional.

 

Como uma fonte rica de antioxidantes e fitoquímicos chamados terpenos, incluindo limoneno e α-terpineol, o óleo concentrado de palo santo é eficaz para combater os danos dos radicais livres também chamado de stress oxidativo, alivia dores de estômago, reduz dores da artrite e cura muitas outras condições, particularmente, vem ganhando atenção para um tratamento natural para doenças inflamatórias.
 

8 dos melhores usos do óleo essencial de Palo Santo

 

1. Desintoxicante Imunológico
Palo santo ajuda a suportar o sistema imunológico e desliga respostas inflamatórias relacionadas a uma dieta pobre, poluição, estresse e doença. Use algumas gotas de óleo puro palo santo como um agente de desintoxicação, combinando-a com água quente, não a ferver, e beber. É um poderoso remédio, ótimo para acalmar o sistema nervoso e se recuperar mais rapidamente de doenças, síndrome da fadiga crônica ou dores emocionais.

 

2. Relaxante
Uma vez inalado, o palo santo viaja diretamente através do sistema olfativo do cérebro, onde ajuda a ativar as respostas de relaxamento do corpo e reduz o pânico, ansiedade e insônia.
Você pode aplicar várias gotas na cabeça, pescoço, tórax ou coluna para ajudá-lo a relaxar e adormecer mais facilmente. Você também pode combinar palo santo com óleo de lavanda, para benefícios adicionais de relaxamento.

3. Tratamento de Cefaleias
Um remédio natural para dor de cabeça e alívio instantâneo, dilua algumas gotas em água e dissolva com um difusor sempre que uma dor de cabeça ocorrer, ou tente esfregar um pouco de palo santo misturado com óleo de coco nas têmporas e no pescoço.

4. Tratamento de Gripe
Ao melhorar a circulação sanguínea e recarregar os seus níveis de energia, pode ajudá-lo a sentir-se melhor mais rapidamente e a interromper a gravidade dos sentimentos de tonturas, congestão e náuseas. Algumas gotas no peito ao nível do coração ou adicionar um pouco ao seu chuveiro ou banheira para acabar com um resfriado ou gripe.

 

5. Redução de dor em juntas e musculatura
Um remédio natural para músculos, ossos e contusões. Para um remédio natural para músculos, ossos e dor nas articulações, massagear a mistura de óleo na pele até que o óleo seja absorvido.


6. Repelente Natural
Queimar a madeira de Palo Santo por cerca de 20 ou 25 minutos. Você também pode usar o óleo essencial de palo santo misturando-o com água e pulverizando-o diretamente em sua pele ou roupas.

7. Redutor de Alergia
Porque reduz a inflamação e a resposta do corpo para histamínicos, o palo santo oferece benefícios para combater os sintomas de alergias sazonais e sintomas relacionados à asma. Tente tomá-lo como um suplemento dietético para o alívio natural de alergia ou inalá-lo da garrafa várias vezes ao dia.

8. Limpador Doméstico
Semelhante a sálvia e óleos essenciais de cedro, o palo santo tem um efeito de limpeza que pode ajudar a reduzir odores, vírus e bactérias dentro de sua casa. Purifique sua cozinha, banheiro ou eletrodomésticos, difundindo o óleo ou passando-o pelos eletrodomésticos.



 
 
Compartilhar: